sexta-feira, 3 de julho de 2009




Devemos julgar um homem
mais pelas suas perguntas
que pelas respostas
.”

(Voltaire *)

------------------------------------

Por mais que tentemos não fazê-lo (até porque não é muito nobre sair por aí assumindo que julgamos os outros...), a gente sempre se pega emitindo uma opinião (aqui na nossa cabecinha de minhoca) sobre uma ou outra pessoa.
Tudo bem que eu até ache que tem gente que "pede" pra ser julgada, de tanto que se expõe, mas isso não vem ao caso...
Voltaire manifestou uma opinião de valor neste citação.
Se tivermos que julgar alguém pelo que dela ouvimos, melhor focar a análise na curiosidade que ela possa demonstrar. Aqui talvez inconscientemente possam estar os reais interesses e valores dela.
Respostas costumam ser mais customizadas, já as perguntas, mesmo que também customizadas, em algum momento, revelarão mais que uma mera opinião (sincera ou não) sobre onde se deseja chegar...
Afirmações e respostas podem ser até ditas sem estar de fato atento ao assunto, até "ahã" e "uhum" servem.
Mas se eu pergunto e não estava no script... Ah... Isso deve de verdade me interessar, por algum motivo.
Mas, vamos fingir que, numa tentativa cristã adequada, a gente consegue mesmo não julgar! Seria, de fato, muito bom. Pra todo mundo. Assim, não seríamos nós também julgados.
-----------------------------------------------------------------------------------------
*Voltaire - era o pseudônimo do escritor e filósofo francês cujo nome verdadeiro era François-Marie Arouet. Voltaire viveu entre os anos de 1694 e 1778. Apesar de burguês, se opôs à intolerância religiosa e de opinião existente na Europa no período em que ele viveu. Foi uma figura importante do Iluminismo e suas idéias influenciaram grandes pensadores da Revolução Francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário